Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

19/11/2012
Polêmica sobre fator previdenciário continua

Estava previsto para ser votado nesta quarta-feira (21), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3.299/08, do Senado, que modifica a regra para aposentadoria no setor privado. O impasse, porém, permanece. O que está em pauta não é exatamente o fim do fator previdenciário, como luta a CONTEE, sindicalistas . A matéria, na verdade, tramita na forma do substitutivo de autoria do atual ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que propôs a fórmula 95/85, segundo a qual a aposentadoria sem cortes ocorreria quando a soma da idade e dos anos de contribuição do segurado atingisse 95 no caso dos homens e 85 no caso das mulheres.

A CONTEE defende o fim do fator previdenciário. uma vez que essa regra penaliza sobretudo aqueles que começam a trabalhar mais cedo, como no caso dos docentes, em especial da educação básica. O Governo, por sua vez, pressiona para que a matéria não seja votada, nem com a fórmula 95/85, sob o argumento de que provocará impacto na Previdência. De qualquer forma, caso o texto passe pelo crivo da Câmara, precisa retornar ao Senado. E lá os senadores podem apreciar as alterações feitas pelos deputados ou manter o texto do senador Paulo Paim (PT-RS) – já aprovado em 2010 pelo Congresso, mas vetado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – que extingue o fator previdenciário, instituído em 1999 sob o argumento de “desestimular a aposentadoria precoce”.

Manifestação e obstrução

Representantes de centrais sindicais realizaram manifestações na Câmara, nestas terça (20) e quarta-feira (21), para sensibilizar os parlamentares a extinguir o fator previdenciário. O presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), informou que está intermediando uma reunião do Governo com as centrais sindicais para que o Executivo ouça as reivindicações dos trabalhadores e tente chegar a um acordo para a votação do projeto. Segundo ele, qualquer medida que seja votada sem o aval do Governo pode significar veto, o que o petista pretende evitar.

Durante o dia o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, disse que a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, pode receber as centrais sindicais na semana que vem e, por isso, as bancadas do PDT, PTB, PSC, PR e PSD aceitaram retirar a obstrução prevista para a sessão, em que foi aprovada em primeiro turno a PEC das Domésticas. No entanto, se não houver consenso, os deputados ameaçam obstruir inclusive a votação do Orçamento de 2013.

Da redação, com informações da Agência Câmara e do Diap







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1298407 Total de Visitas