Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Benefícios Referente ao Afastamento do Trabalho

Orientação para preencher a CAT = Comunicação de Acidente de Trabalho

A CAT deverá ser emitida para todos os acidentes ou doenças relacionados com o trabalho, ainda que não haja afastamento ou incapacidade. Os dados informados deverão ser completos: O ano com quatro dígitos ex: (1945). Quando houver telefone, informar inclusive DDD – ex: (041-777-7777)

A comunicação, os conceitos e a caracterização do acidente são regidos pelo decreto nº 3.048/99.

QUADRO – 01 EMITENTE

CAMPO 01 – EMITENTE – Informar no campo demarcado o dígito que especifica o responsável pela emissão da CAT. Ex: EMPREGADOR;

CAMPO 02 – TIPO DE CAT – Informar no campo demarcado o dígito que especifica o tipo de CAT sendo (1) inicial, refere-se à primeira comunicação do acidente ou doença quando antes ocorrem; (2) Reabertura – quando houver reinicio de tratamento ou afastamento por agravamento da lesão por acidente ou doença comunicado anteriormente ao INSS; (3) comunicação de óbito – refere-se a comunicação de óbito, em decorrência de acidente de trabalho ocorrido após a emissão da CAT inicial.
OBS. Os acidentes com morte imediata deverão ser comunicados na CAT inicial.

INFORMAÇÕES RELATIVAS AO EMPREGADOR

CAMPO 03 – RAZÃO SOCIAL/NOME – Informar a denominação da empresa, cooperativa, associação, autônomo ou equiparado quando o empregador. (ver ART. 12 DEC. Nº 3.048/99).
Obs. Informar o nome do acidentado quando segurado especial.

CAMPO 04 – TIPO E Nº DE DOCUMENTO – Informar o código que especifica o tipo de documentação, cuja numeração será inserida neste, sendo:
(1) CGC/CNPJ – informar o número de matrícula no Cadastro Geral de Contribuintes ou Cadastro Geral de Pessoa Jurídica da empresa quando empregadora;
(2) CEI – Informar o número de inscrição Cadastro Específico do INSS quando o empregador for pessoa jurídica desobriga de inscrição no CGC;
(3) CPF – Informar o número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física quando o empregador for pessoa física;
4) NIT – Informar o número de identificação do trabalhador no INSS quando for segurado especial.

CAMPO 05 – CNAE – Informar o código relativo á atividade principal do estabelecimento em conformidade com aquela que determina o Grau de Risco para fins de contribuição para os benefícios decorrentes de acidentes de trabalho. O código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) encontra-se no documento de CGC da empresa ou no anexo V de DECRETO Nº 3.048/99.

CAMPOS - 06/09 – ENDEREÇO – Informar o endereço completo referente o campo 03.
INFORMAÇÕES RELATIVAS AO ACIDENTADO

CAMPO 10 - ENDEREÇO – Informar o nome do acidentado sem abreviaturas.

CAMPO 11 – NOME DA MÃE – Informar o nome completo da mãe do acidentado sem abreviaturas.

CAMPO 12 – DATA NASCIMENTO – Informar a data completa de nascimento do acidentado. Ex: 2/11/1998

CAMPO 14 – ESTADO CIVIL – informar (6) quando o estado civil for desconhecido ou não informado.

CAMPOS 15/16 – CTPS – Informar o número, série, data de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social. Obs. No caso do segurado empregado é obrigatória a especificação do número da CTPS.

CAMPO 17 – REMUNERAÇÃO MENSAL - Informar a remuneração mensal do acidentado em moeda corrente da data do acidente, carteira de identidade, nº.

CAMPO 20 – PIS/PASEP/ NIT – Informar o número de inscrição de contribuinte individual no INSS.

CAMPOS 21/24 ENDEREÇO DO ACIDENTADO – Informar o endereço completo referente ao acidentado.

CAMPOS 25/26 – NOME DA OCUPAÇÃO – Informar o nome da ocupação exercida pelo acidentado a época do acidente/doença e o respectivo código constante do Código Brasileiro de Ocupação.

CAMPO 28 – APOSENTADO – Informar (1) sim, somente se aposentado pelo Regime Geral de Previdência social (RGPS).

CAMPO 29 – ÁREA - Informar a natureza da prestação de serviços, se Urbana ou Rural.

INFORMAÇÕES REALTIVAS AO ACIDENTE/DOENÇA

CAMPO 30 - DATA DO ACIDENTE – Informar a data em que ocorreu o acidente. No caso de doença, informar a data da conclusão do diagnóstico ou do início da incapacidade laborativa, aquela que ocorrer primeiro.

CAMPO 31 – HORA DO ACIDENTE - No caso de doença, deixar o campo em branco.

CAMPO 32 – APÓS QUANTAS HORAS DE TRABALHO - Informar o número de horas trabalhadas entre o início da jornada e o acidente. No caso de doença, deixar o campo em branco.

CAMPO 33 – TIPO DE ACIDENTE – Informar o tipo de Acidente sendo
(1) típico, o que ocorrer com o segurado a serviço da empregadora,
(2) Doença Ocupacional,
(3) trajeto, aquele ocorrido no percurso de sua residência ao local de trabalho ou vice versa.

CAMPO 34 - ÚLTIMO DIA DE TRABALHO – Se o campo 34 = (1) sim, informar o último dia em que o acidentado trabalhou, mesmo que não cumprido a jornada.

CAMPO 35 – LOCAL DO ACIDENTE – Informar o local onde ocorreu, sendo
(1) estabelecimento da empregadora,
(2) em empresa onde a empregadora presta serviço;
(3) em via pública,
(4) em área rural
(5) outros.

CAMPO 36 – MUNICÍPIO DO LOCAL DO ACIDENTE

CAMPO 37 – ESPECIFICAÇÃO DO LOCAL DO ACIDENTE – Informar de maneira clara o local onde ocorreu o acidente. Ex: (Pátio, rampa de acesso, posto de trabalho, nome da rua etc.)

CAMPO 38 – CGC/CNPJ – Informar o CGC ou CNPJ da empresa onde ocorreu o acidente/doença, quando no campo 36 for (2).

CAMPO 41 – PARTES DO CORPO ATINGIDAS – para o acidente de trabalho, deverá ser informado a parte do agente causador, seja interna ou internamente. Para doenças ocupacionais, informar o órgão ou sistema lesionado. Especificar o lado atingido (direito esquerdo), quando se tratar da parte do corpo que seja bilateral.

CAMPO 42 – AGENTE CAUSADOR – Informar o agente diretamente relacionado ao acidente: Ex: máquina, equipamento, ferramenta, Ex: prensa, produtos químicos, agentes físicos ou biológicos, Ex: ruídos, umidade, claridade, etc.

CAMPO 43 – DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO GERADORA DO ACIDENTE – Descrever a situação ou atividade de trabalho desenvolvida pelo acidentado e por outros diretamente

CAMPO 44 – ACIDENTE COM MORTE – O campo deverá constar SIM sempre que tenha havido morte em tempo anterior ao do preenchimento da CAT, independente da mesma Ter ocorrido no no local do acidente ou após o mesmo. Quando ocorrer a morte do segurado após e emissão da CAT inicial, a empresa deverá emitir CAT para comunicação de óbito decorrente do acidente ou doença do trabalho. Deverá ser anexada a CAT cópia da certidão de óbito.
relacionados ao acidente. Tratando-se de acidente de trajeto, especificar o deslocamento e informar se este foi ou não alterado ou interrompido por motivos alheios ao trabalho.
Caso doença, descrever a atividade de trabalho, o ambiente, ou as condições em que o trabalho era realizado. Obs. Evitar consignar neste campo o diagnóstico da doença ou lesão. Ex: (indicar a exposição contínua a níveis acentuado de benzeno em função da atividade de pintar motores com tintas contendo solventes orgânicos e não benzenismo.)

CAMPO 45 – HOUVE MORTE - Responder (1) sim, se a morte ocorreu antes do preenchimento da CAT independente de ter ocorrido no local do acidente ou após. Se posterior a emissão da CAT inicial (tipo 1), deverá ser emitida Cat de óbito (tipo 3 ) anexado certidão de óbito.

INFORMAÇÕES RELATIVAS AO ATESTADO MÉDICO (LAUDO)
Deverá se preenchido por profissional médico, no caso de morte é indispensável, devendo ser apresentada á certidão de óbito ou quando houver, Laudo de necrópsia.

CAMPO 58 – DURAÇÃO PROVÁVEL DO TRATAMENTO – Informar em número de dias a duração provável do tratamento, mesmo que superior a 15 dias.

CAMPO 60 –DESCRIÇÃO DA NATUREZA DA LESÃO – fazer relato claro e sucinto, informando a natureza, tipo de lesão e/ ou quando o quadro clínico da doença citando a parte do corpo atingida, sistema ou aparelhos. EX: equimose, limitação dos movimentos na articulação társica direta, sinais flogísticos, edema no antebraço esquerdo e dor a movimentação da flexão do punho esquerdo.

CAMPO 61 – DIAGNÓSTICO PROVÁVEL – Informar objetivamente o diagnóstico, ex: entorse, tornozelo direito, tendinite dos flexores do corpo.

CAMPO 62 – CID 10 (Ex: S03.4 – entorce e distensão do tornozelo; M 65.9 – sinovite ou tendinite não especificada).

CAMPO 63 – OBSERVAÇÕES – citar qualquer tipo de informações patológicas pré existenciais, com causas, se há compatibilidade entre o estágio evoluído das lesões e a data do acidente declarada, existindo recomendação especial para permanência no trabalho justificar.

CBO - Classificação Brasileira de Ocupação

Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1243976 Total de Visitas