
BRASÍLIA - A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu em novembro. Conforme a pesquisa feita pelo instituto Sensus e divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 70% dos entrevistados classificaram a atual gestão como positiva. No estudo anterior, de setembro, essa parcela recuou para 65,4%.
Para 22,7% dos entrevistados, a gestão Lula foi considerada como regular e 6,2% a analisaram como negativa. Em setembro, essas parcelas correspondiam a 26,6% e 7,2%, nesta ordem.
Consta da sondagem CNT/Sensus ainda uma elevação de 76,8% para 78,9% com relação à aprovação do desempenho pessoal de Lula. A parcela dos que reprovam o presidente diminuiu de 18,7% para 14,6% entre a pesquisa de setembro e novembro. Aqueles que não responderam ou não sabem ficaram em 6,5%.
Influenciaram n avaliação melhor de Lula a saída da crise econômica e a melhora da imagem do país no exterior, " com peso muito grande para o bom desempenho da economia em um cenário internacional adverso " , notou o presidente da CNT, Clésio Andrade.
No estudo mais recente, não foram incluídas perguntas sobre o apagão, que deixou 18 Estados brasileiros às escuras no dia 10 de novembro. Andrade justificou que " foi um acontecimento muito recente " . " A pesquisa já estava preparada e achamos que a pergunta cabe no próximo levantamento " observou.
A 99ª Pesquisa de Opinião Pública abrangeu 136 municípios do país. Foram feitas 2 mil entrevistas entre os dias 16 e 20 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos, para mais ou para menos.
(Azelma Rodrigues | Valor)