Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

19/03/2010
DIEESE lança cartilha da campanha pela redução da jornada de trabalho

Com o objetivo de contribuir para os debates em relação à Redução da Jornada de Trabalho, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sociais (DIEESE), juntamente com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e demais centrais sindicais, elaboraram um kit sobre a Redução da Jornada de Trabalho sem redução de Salários.

O material, cartilha da campanha e CD ROM, será entregue aos parlamentares, elucidando, com diversos textos produzidos pelo DIEESE e outros autores sobre os positivos impactos sócioeconômicos que a Redução da Jornada de Trabalho trará para o Brasil.

Segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pelo DIEESE, Fundação Seade e convênios regionais, atualmente o Brasil tem em torno de 3 milhões de desempregados. A implantação de uma jornada mais digna aos trabalhadores e trabalhadores, implica na efetiva geração de 2,5 milhões de postos de trabalho.

Em 2008, data que se comemorou 20 anos da reforma constitucional de 1988 e que a jornada de trabalho no país foi reduzida, o IBGE constatou um crescimento da produtividade que está em torno de 84%.

Diferente do crescimento da produtividade ocorrida nos últimos anos, o salário médio real, não apresentou expansão, pelo contrario, ficou a níveis inflacionários, o que diminui o poder aquisitivo do trabalhador. Aliado a esse fator, existe a falta de limitação para a realização de horas extras. Somente o fim das horas extras já representa a geração de 1 milhão de postos de trabalho.

Assim, é preciso aliar a redução da jornada de trabalho com uma forma (semanal, mensal ou anual) de limitar a realização de horas extras.

A redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, provocará um, positivo, efeito dominó na economia nacional. Os trabalhadores ganham com mais qualidade de vida e as empresas com produtividade; os trabalhadores aumentam seu poder aquisitivo e a economia lucra com o aumento do consumo interno; os trabalhadores se beneficiam com a redução dos acidentes e/ou doenças do trabalho e as empresas passaram a ter colaboradores mais presentes e competitivos; e o País ganha com a elevação da arrecadação de tributos.

O crescimento econômico do Brasil não pode parar. Por isso, a CTB vai intensificar sua luta pelo sucesso desta campanha.

Fábio Rogério Ramalho – Portal CTB







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1298717 Total de Visitas