Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

06/05/2010
Movimento sindical comemora reajuste de 7,7% para aposentados

MP vai agora ao Senado e já há conversas e articulações para que a medida seja ratificada pelos senadores, independente de posição política - aliados ou oposicionistas. Governo estuda impacto político-eleitoral da matéria em caso de veto. Uma coisa é certa, se vetar terá enorme prejuízo eleitoral

Por André Cintra,
No Portal Vermelho,
Com agências e centrais

As entidades sindicais exaltaram o aumento de 7,72% para os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo. O texto aprovado nesta terça-feira (4), na Câmara dos Deputados, substitui a medida provisória (MP) 475, relatada pelo deputado e líder do Governo, Cândido Vaccarezza (PT/SP) - que previa reajuste de 7%, apenas para 2010.

Já na tribuna da Câmara, logo depois da votação, centenas de lideranças ligadas à Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas) iniciaram a comemoração. Na mesma sessão, em votação simbólica, também foi aprovado o fim do fator previdenciário - uma das mais urgentes reivindicações do movimento sindical. Herança maldita do governo FHC, o fator cria mais obstáculos à aposentadoria do trabalhador e reduz benefícios.

"Durante mais de um ano, realizamos manifestações em todos os estados brasileiros. Além disso, representantes do segmento de todo o país estão frequentemente em Brasília para pressionar os parlamentares. Eles se conscientizaram - e aí está o resultado, fruto de muito trabalho", declarou o presidente da Cobap, Warley Martins Gonçalles, ao site da entidade.

Para Wager Gomes, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), "a integridade e a defesa desses projetos significam fazer justiça aos aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa de todo o país. Muitos deles se encontram em situação de penúria após se dedicarem ao desenvolvimento econômico e social do país ao longo de décadas".

O presidente da CTB/RS, Guiomar Vidor, destacou o fim do fator previdenciário como uma "vitória histórica" para os trabalhadores. "A CTB estava certa quando não aceitou o acordo feito entre a CUT, Força Sindical e o governo, os quais apresentaram uma proposta intermediária composta da fórmula 85/95, que apenas maquiava o fim do fator", registrou Guiomar.

"A nossa luta agora é intensificar a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras para confirmar esta vitória no senado", agregou. "Está mais do que comprovado que condições financeiras existem para pagar o reajuste aos aposentados e pensionistas, tendo-se em conta que, somente no ano passado, as desonerações tributárias representaram mais de R$ 20 bilhões - e o reajuste dos aposentados representará despesas de apenas R$ 1 bilhão".

Na Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) - que, além da CTB, foi a única central a apoiar as reivindicações dos aposentados desde o começo - não faltaram motivos para comemoração.

"A Nova Central sempre considerou o fator previdenciário como um verdadeiro pesadelo para os trabalhadores e, por isto, lutou, até o fim pela sua extinção. Dessa forma, honramos o compromisso que temos com as nossas bases", declarou o presidente da NCST, José Calixto Ramos. "O fim do fator previdenciário é um vitória de todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil".

Epitácio Luiz Epaminondas, o Luizão, presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sintapi) da CUT, saudou a extinção do fator previdenciário. "A partir de agora, os trabalhadores poderão se aposentar na época certa e receber valores corretos", declarou.

Já Edmundo Benedetti, presidente do Sindiapi da UGT (União Geral dos Trabalhadores), está confiante numa vitória do mesmo reajuste no Senado. "O senador Paulo Paim (PT/RS) esteve aqui no plenário e confirmou que a votação se repetirá no Senado", afirmou. "Está garantido, portanto, o reajuste de 7,71% para os aposentados que recebem acima do salário mínimo".

Notícias relacionadas:
Sarney: dificilmente Senado vai alterar reajuste a aposentados e pensionistas
Câmara aprova fim do fator e 7,7% para aposentados. MPs vão ao Senado 






Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1298880 Total de Visitas