08/05/2010
Financial Times critica atrasos no PAC, mas diz que programa não é fracasso Cronograma das obras, segundo FT, está atrasado, mas "mesmo não tendo alcançado seus objetivos", não é possível negar que o PAC "trouxe empregos, casas e uma vida melhor para muitas pessoas que vivem nas favelas". Por conta disso, "seria errado desqualificar o PAC como sendo um fracasso" Por Amanda Costa e Giselle Mourão, O jornal britânico Financial Times trouxe, esta semana, um caderno especial com 13 páginas sobre a infraestrutura no Brasil, relatando avanços conquistados e os principais desafios. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ganhou destaque. Segundo o jornal, o cronograma das obras está atrasado, mas "mesmo não tendo alcançado seus objetivos", não é possível negar que o programa "trouxe empregos, casas e uma vida melhor para muitas pessoas que vivem nas favelas". Por conta disso, "seria errado desqualificar o PAC como sendo um fracasso". O FT relata a queda de braço entre Governo e mídia no que diz respeito aos relatórios periódicos de execução do PAC. A imprensa, que indica atrasos, costuma vencer a queda de braço com o Governo, que garante um ritmo mais acelerado de investimentos. Plano "ambicioso" Ocorre que, como apontou a matéria do FT, do total gasto no PAC, R$ 137,5 bilhões, a maior parcela financiou a construção de casas novas e também daquelas já existentes, o que "não gera empregos e nem traz desenvolvimento", como ponderou Gil Castello Branco. A publicação destaca ainda o fato de o financiamento hipotecário ter respondido por mais da metade dos empreendimentos concluídos do PAC, até o final de 2009. O FT chama de "utópica" a visão sobre assuntos como o trem bala que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro, novos terminais aéreos, casas e apartamentos em lugar de favelas e até portos eficientes para escoar a produção de soja, tudo com o apoio dos recursos da produção de petróleo em águas profundas, o chamado pré-sal. O Rodoanel, em São Paulo, também é mencionado na publicação, por ajudar a diminuir o congestionamento, mas, por outro lado, "a maior alta nas vendas de automóveis está enchendo o espaço rodoviário com mais rapidez do que se pode construir". Progresso se avizinha "O TCU não pode ordenar a interrupção de um projeto, mas apenas fazer recomendações para o Congresso, que geralmente sugere uma ação em partes isoladas de um projeto e só recomenda paralisação quando a coisa toda parece minada pela corrupção". Frequentemente, os atrasos são causados por falhas da gestão e o simples peso da burocracia.
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