Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

18/06/2010
Brasil cresce com menos carbono, aponta estudo do Banco Mundial

BRASÍLIA, 17 de junho de 2010 - O Brasil poderia reduzir as suas emissões brutas de gases de efeito estufa em até 37% entre 2010 e 2030, mantendo os atuais objetivos de desenvolvimento programados pelo governo para o período e sem efeitos negativos sobre crescimento e empregos, revela novo estudo do Banco Mundial sobre cenários de desenvolvimento com baixo carbono no Brasil. Isto equivaleria a retirar de circulação por três anos todos os carros do mundo. O estudo foi lançado hoje, em Brasília, em seminário com a participação de diversos ministérios e centros de pesquisa.

 

"O Brasil é um dos líderes mundiais nas negociações do clima, com uma das mais limpas matrizes energéticas e oferecendo soluções criativas e construtivas tanto no âmbito global quanto no nacional, como demonstra nosso compromisso voluntário de reduzir as emissões entre 36,1% e 38,9% até 2020", disse Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente. "Este estudo soma-se a outros que comprovam o potencial do Brasil. Contudo, nossas emissões em 2005 representavam apenas 6,6% do total das emissões globais. O mundo desenvolvido é responsável pela maior parte, e precisa contribuir direta e proporcionalmente para solucionar o problema."

 

O documento, intitulado Estudo de Baixo Carbono para o Brasil, indica que o País possui muitas oportunidades em relação à mitigação e a remoção das emissões, principalmente nas áreas de mudança de uso do solo (como agricultura, e desmatamento), energia, transportes e manejo de resíduos. Para cada área, o estudo identifica oportunidades de redução de emissões que não impactam o desenvolvimento econômico. A efetividade das ações é medida contra um cenário de referência, que traça a atual trajetória para o futuro, já incorporando os diversos planos de desenvolvimento. Atingir o cenário de baixo carbono demandaria investimentos adicionais da ordem de 400 bilhões de dólares ao longo de vinte anos.

 

Segundo o Diretor do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop, "certamente, a consolidação desse cenário de reduções de emissões é um grande desafio em termos de planejamento e financiamento. Contudo, a economia do Brasil seria afetada positivamente. Os resultados indicam um impulso no crescimento do PIB anual e um crescimento no emprego. Tudo somado, não fazer nada seria bem mais custoso - tanto em termos de impactos nacionais quanto globais e nas necessidades de adaptação à mudança climática."

Maiores informações: http://www.pnuma.org.br/noticias_detalhar.php?id_noticias=364







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1298670 Total de Visitas