Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

02/09/2010
Oposição no Senado usa “denuncismo” como estratégia e arma eleitorais

A oposição protagonizou mais uma manifestação de "desespero", na avaliação do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na manhã desta quarta-feira (1º).

A insistência dos tucanos em acusações de vazamentos de dados fiscais de pessoas do PSDB demonstra que "a direita adotou a sua estratégia, que é atacar para desconstruir o governo", diz o senador comunista, para quem o "denuncismo" não vai vingar.

Membro da CCJ, Inácio votou contra o requerimento do Álvaro Dias (PSDB-PR) de convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega para depor sobre o suposto vazamento de dados da Receita Federal de pessoas ligadas ao PSDB. Após um intenso debate entre governistas, comandados pelo líder Romero Jucá (PMDB-RR) e oposicionistas, capitaneados por Dias, o requerimento foi rejeitado por 11 votos a oito.

Para Inácio Arruda, a oposição usa o controle que tem sobre a mídia e, num jogo combinado, transforma em manchetes os factóides criados por ela. "Eu ponho isso na conta do desespero da oposição com a perspectiva de vitória da Dilma no primeiro turno", diz o senador.

Na avaliação de Inácio, as manobras da oposição não encontra ressonância no conjunto do povo que percebe a tentativa de querer enganá-lo. Ele lembra que no início da campanha eleitoral, "o candidato José Serra tentou colar a imagem dele a do Presidente Lula, na tentativa de tirar proveito do excelente governo comparado com o deles", diz Inácio, destacando que "as necessidades do Brasil ainda são muitas".

E, usando os mesmos termos do Presidente Lula, o senador comunista diz que a postura da oposição é "uma questão de caráter". E lembra que "eles (tucanos) destrataram, debocharam, desrespeitaram o Presidente Lula, que tem 80% de aprovação do governo; eram oposição e agora queriam ser Lula".

A situação econômica do país - a melhor desde o Plano Cruzado -, segundo Inácio Arruda, que se reflete na candidatura de Dilma Roussef à Presidência, repercute também nos estados. Segundo o senador, existe a perspectiva de, a partir dessas eleições, "se ter um Senado com coloração mais avançada".

Ele cita como exemplo a candidatura da colega de Partido, Vanessa Grazziotin, ao Senado pelo estado do Amazonas. Ela disputa a vaga com o tucano Artur Virgílio, o senador que ameaçou dar uma "surra" no Presidente Lula.

"Essa é uma mudança substancial, a ampliação da força do campo democrático, que vai permitir ao governo seguinte desenvolver um projeto mais arrojado", afirma Inácio. Ele diz ainda que com a nova composição, o Senado deixa de ser "um gueto oposicionista no Brasil e vai participar do projeto de construção do Brasil".

"Eleitoralizar" o fato
Na discussão entre governistas e oposição, o líder do governo no Senado disse que a questão da quebra do sigilo fiscal não tem com o governo Lula e lembrou que o caso está sendo investigado pela Corregedoria da Receita e pela Polícia Federal.

Jucá disse que o ministro Mantega está disposto a comparecer à CCJ desde que fosse convidado e não convocado. "Isso é uma apelação que vamos refutar", garantiu Jucá. Segundo ele, o ministro não é culpado do fato e que "se houve crime e falha, ela foi de servidores que serão responsabilizados", disse, acusando a oposição de querer "eleitoralizar" o fato.

Jucá também disse que a quebra de sigilo da filha de Serra, Verônica Serra. foi feita a pedido dela. O senador Álvaro Dias rebateu as afirmações de Jucá, afirmando que a procuração apresentada ao fisco para requerer os dados da filha de Serra seria falsa.

"Queremos que a Receita apresente a procuração, inclusive com reconhecimento de firma em cartório. O documento é falsificado", disse Dias.







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1298946 Total de Visitas