Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

23/09/2010
Eleitores nordestinos são os que mais aceitam vender o voto, diz pesquisa

Os eleitores do Nordeste foram o destaque negativo entre os resultados apurados na pesquisa do Ibope, encomendada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), para traçar o perfil de parte da população que vai às urnas escolher quem ocupará o cargo mais importante do País: o de presidente da República.

O estudo, que questionou 2.002 pessoas entre os dias 18 e 21 de agosto, mostra o que pensa e como age o eleitor, principalmente em relação à compra de voto e à Lei da Ficha Limpa.

O levantamento indica que 21% dos eleitores do Nordeste admitiriam votar em um candidato que oferecesse algum tipo de benefício, contra 13% nas regiões Norte e Centro Oeste, 10% no Sudeste e 8% no Sul. Pelo menos 65% dos eleitores nordestinos sequer denunciariam uma tentativa de compra de voto.

O menor apoio à Lei Ficha Limpa, legislação que impede o registro de candidatos que tenham sido condenados na Justiça, também foi aferido na região Nordeste (82%).

Para Ernani Carvalho, cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), os números apresentados pela pesquisa no que se refere aos eleitores nordestinos se deve, particularmente, à questão educacional.

"A variável certamente encontrada entre os eleitores nordestinos que os diferenciam de boa parte do restante do país diz respeito à questão educacional, além da cultura política arraigada na região", disse.

A questão econômica, quando o assunto é a compra de voto, não serve como justificativa. "Se os eleitores tivessem uma formação educacional suficiente a questão econômica ficaria em segundo plano, pois o eleitor poderia julgar com mais propriedade o peso de uma venda de voto", acrescenta o professor da UFPE.

Escolaridade
Ainda que não especifique em qual região, a pesquisa do Ibope também apontou que o menor apoio à Lei Ficha Limpa, assim como a maior disposição para a venda do voto e a pouca disposição para denunciar uma tentativa de compra de voto está entre os pesquisados com os mais baixos níveis de escolaridade.

Ainda de acordo com o levantamento, apenas 33% dos eleitores com escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental denunciariam uma tentativa de compra de voto, contra 43% dos eleitores com até a 8ª série, 42% com ensino médio e 55% dos eleitores com ensino superior.

Também está entre os eleitores com até a 4ª série o menor apoio à Lei Ficha Limpa (81%), contra 91% dos que frequentaram o ensino superior.







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1298864 Total de Visitas