Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

01/06/2011
PIB tem alta de 4,2% no 1º trimestre, diz IBGE

A economia brasileira cresceu 4,2% no primeiro trimestre de 2011 na comparação com o mesmo período do ano anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (3). Em relação ao último trimestre de 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,3%.
O maior destaque, de acordo com o IBGE, foi a agropecuária, que registrou aumento de 3,3% no valor adicionado. Em seguida, aparecem a indústria, com expansão de 2,2%, e os serviços, com elevação de 1,1%.

O PIB é a soma das riquezas produzidas por um país durante um determinado período de tempo. Sua variação anual reflete o quanto a economia produziu a mais, ou a menos, que no ano anterior.

De janeiro a março deste ano, a riqueza gerada foi de R$ 939,6 bilhões. No acumulado dos últimos 12 meses (encerrados em março), a economia do país teve alta de 6,2% em relação aos 12 meses imediatamente anteriores.

O IBGE também revisou para cima o crescimento do PIB brasileiro no quarto trimestre de 2010. Com isso, a alta passou de 0,7% para 0,8%, na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, com ajuste sazonal.

PIB de 2011

Na semana passada, o governo federal estimou que a economia deve crescer 4,5% neste ano e 5% em 2012. Na publicação "Perspectivas da Economia Brasileira", dirigida a investidores internacionais, o Ministério da Fazenda confirmou a redução de projeções para o PIB real deste ano, de 5% para 4,5%, e para 2012, de 5,5% para 5%.

As reduções tinham sidos anunciadas há duas semanas, quando o Ministério do Planejamento encaminhou o relatório de avaliação bimestral (março/abril) de receitas e despesas orçamentárias, ao Congresso. Na média, a Fazenda aponta num crescimento de 5,1% reais.

A edição publicada pela Fazenda, relativa a janeiro e fevereiro deste ano, menciona que, a despeito da alta de 7,5% do PIB em 2010, o governo tomou medidas macroprudenciais e de política monetária "para assegurar o ritmo sustentável de crescimento, evitando a criação de desequilíbrios internos e externos."

"Os primeiros dados de 2011 sobre a atividade econômica ainda não mostram, de maneira clara, o ritmo dessa desaceleração esperada, por causa das defasagens envolvidas nas medidas adotadas e também em virtude das mudanças estruturais em andamento na economia brasileira", diz o texto.

"Mesmo com a expansão da atividade econômica mais moderada em 2011, a média do crescimento para os próximos anos deverá ser superior àquelas verificadas recentemente, por conta da elevação da capacidade produtiva brasileira, resultante do aumento da taxa de investimentos e por confiança, principalmente, na força de nosso mercado doméstico", destaca o documento.

Da Redação, com agências







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1298453 Total de Visitas