Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

03/08/2011
Sem acordo, Dilma pode adiar anúncio da nova política industrial

O anúncio da nova política industrial - o Plano da Inovação Brasileira (PIB) -, previsto para o dia 2 de agosto, pode ser adiado, a depender do resultado de uma reunião, nesta sexta-feira (29), entre a presidente Dilma Rousseff e os ministros encarregados do tema.

Não há consenso no governo sobre o pacote de medidas capaz de atender à demanda da presidente, que cobra iniciativas no curto prazo contra os efeitos negativos do real valorizado sobre a competitividade da indústria.

A nova política industrial terá como meta aumentar os investimentos em capital fixo no país, dos atuais 18,4% do Produto Interno Bruto (PIB) para 23%, até 2014, elevar, nesse período, o dispêndio privado com ciência e tecnologia, de 0,55% para 0,9%, e reverter a tendência de perda de importância da produção industrial na economia, ampliando a parcela da indústria no PIB, de 18,3% para 19,5%.

Para isso, trará medidas de incentivo à inovação, aumento do conteúdo nacional e desburocratização, especialmente nos portos.

O governo concluiu que é impossível retirar das folhas de pagamentos custos como a contribuição previdenciária dos empregadores - promessa de campanha dificultada pelas metas de superávits fiscais.

Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante reuniram-se ontem, sem sucesso, para buscar alternativas de desoneração da produção.

A falta de opções pode levar o governo a adiar o anúncio do plano, a depender da orientação da presidente no encontro de quinta-feira (29).

Algumas medidas já estão decididas, como a regulamentação da medida que garante preferência, nas licitações públicas, a fornecedores instalados no país com investimentos em ciência e tecnologia - que poderiam apresentar preços até 25% maiores que os concorrentes estrangeiros.

Também está pronto o programa Porto sem Papel, que simplificará formulários e procedimentos para embarque e desembarque de mercadorias nos portos nacionais.

O governo também autorizará órgãos públicos a encomendar, a consórcios de empresas, projetos de desenvolvimento tecnológico em setores como defesa, saúde e software.

O maior problema para concluir o pacote de medidas do "PIB" é o conjunto de iniciativas para reduzir a carga de impostos sobre as empresas. (Fonte: Valor Econômico)







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1302007 Total de Visitas