Em seu primeiro ano do mandato, a presidente Dilma Rousseff aparece como a terceira mulher mais poderosa do mundo, em um ranking elaborado pela revista "Forbes". A lista, divulgada hoje, é encabeçada pela primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, seguida pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
O ranking das 100 mulheres mais poderosas do mundo, elaborada pela revista "Forbes", é composto por políticas, executivas, empresárias, ícones dos meios de comunicação e celebridades. Segundo a "Forbes", Dilma destaca-se por ter sido a primeira mulher eleita para liderar a maior economia da América Latina.
A revista relata a ascensão da petista à Presidência, com apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o envolvimento dela na luta pela democracia, durante o período da ditadura militar, que a levou à prisão.
A publicação relata os problemas que a presidente está enfrentando com o Congresso Nacional, e diz que essas dificuldades podem atrapalhar os programas federais e o crescimento econômico do país. A publicação registra, ainda, os gostos da presidente, que é grande fã de teatro.
Primeira na lista, Angela Merkel é citada como liderança feminina no comando de uma economia global real da Europa e líder indiscutível na União Europeia. A "Forbes" ressalta a atuação da primeira-ministra para fazer da Alemanha uma base de apoio para socorrer países vizinhos que enfrentam crise econômica.
Hillary Clinton foi elogiada por ter lidado com as revoluções no Oriente Médio e com as revelações do WikiLeaks. A americana foi citada também por promover os interesses e as políticas dos Estados Unidos no exterior. Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, ocupa a nona posição no ranking, atrás da primeira-dama dos Estados Unidos, Michele Obama, que no ano passado liderou a lista.
No ranking da "Forbes" constam a presidente do Partido do Congresso, Sonia Gandhi, que governa a Índia. Estão também as presidentes da Argentina, Cristina Kirchner; da Costa Rica, Laura Chinchilla; da Liberia, Ellen Johnson, e a rainha Elizabeth 2ª.
O ranking traz nomes como o da cantora Lady Gaga (11 posição), a apresentadora de televisão Oprah Winfrey (14 lugar), a cantora Beyoncé (18 posição), a atriz Angelina Jolie (29 posição). A modelo brasileira Gisele Bündchen está na 60 posição da lista. (Fonte: Valor Econômico)