Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

09/09/2011
Força critica crescimento do PIB de 0,8%, maior apenas que da África do Sul

Em nota oficial, publicada nesta sexta-feira (2), a Força Sindical criticou duramente a "condução da política monetária pelo Banco Central (BC), que se curva vergonhosamente aos especuladores, foi a grande responsável pelo crescimento de apenas 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB)".

A central atribui a este pífio crescimento do PIB, no segundo trimestre deste ano ante ao mesmo período de 2010, a "taxa de juros em patamar estratosférico", que "praticamente aniquilou a produção industrial e o consumo, tornando-se uma trava para o setor produtivo".

O Brasil foi o país dos Brics, grupo de países composto por Rússia, Índia e China, que menos cresceu neste segundo trimestre.

Leia a íntegra da nota oficial da Força Sindical:

Nota Oficial sobre o PIB do segundo trimestre

A condução da política monetária pelo Banco Central (BC), que se curva vergonhosamente aos especuladores, foi a grande responsável pelo crescimento de apenas 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no País no segundo trimestre deste ano ante ao mesmo período de 2010. Infelizmente, o crescimento do País é muito aquém do necessário. Este dado causa preocupação quanto ao PIB de 2011.

É preciso um crescimento mais vigoroso da economia, que ficou atrás de países como China, Rússia e Índia. Vale destacar que o desaquecimento da economia mundial somado à nefasta condução dos cavaleiros do apocalipse do Banco Central, que agem como estimuladores à especulação, verdadeiros inimigos do setor produtivo, são os principais culpados por este resultado no PIB, que poderia ser maior, se as taxas de juros estivessem menores.

A taxa de juros em patamar estratosférico praticamente aniquilou a produção industrial e o consumo, tornando-se uma trava para o setor produtivo. Vale destacar que o crescimento da indústria no período citado foi de apenas 0,2%.

A manutenção da taxa básica de juros impediu uma expansão maior da economia. Somente em 2011, os tecnocratas do Banco Central subiram cinco vezes a Selic. A primeira queda demorou e só irá refletir no desenvolvimento em alguns meses. Isto é mais uma clara demonstração de subserviência das autoridades monetárias ao sistema financeiro especulativo.

Precisamos de uma agenda focada no desenvolvimento, no fomento da produção, da geração de emprego e na distribuição de renda.

Paulo Pereira da Silva (Paulinho)
Presidente da Força Sindical







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1298569 Total de Visitas