A valorização profissional é uma das principais bandeiras dos trabalhadores em educação . Somente com salários dignos e boas condições de trabalho será possível estabelecer uma educação de qualidade.
Ao longo dos anos, a maioria dos trabalhadores tem tido reajuste salarial pela inflação, o que apenas recompõe as perdas, mas não aumenta o poder de compra do salário. Com o crescimento da economia, o aumento do salário mínimo e a união de forças, algumas categorias têm revertido esse quadro, obtendo ganho real nas negociações com os sindicatos patronais. Os reajustes das mensalidades escolares com índices que sempre superam a inflação e a expansão do setor também levam os trabalhadores em educação a reivindicar ganho real de salário, como uma forma de iniciar um processo de valorização da categoria.
No sentido de fortalecer a mobilização da categoria pelo ganho real de salário com mais valorização, a Federação Interestadual de Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (FITEE) reúne os seus sindicatos filiados (SINPRO MINAS, SINPRO/ES, SAAEMG, SAA/ES E SINAAE/JF) para uma campanha unificada em 2012. Afinal, tanto professores quanto auxiliares de administração das escolas particulares de Minas Gerais e do Espírito Santo convivem com a mesma realidade de precarização que ocorre em consequência da mercantilização da educação e da ganância dos donos de escolas que colocam o lucro acima de tudo.
As ações conjuntas entre professores e auxiliares de administração escolar do setor privado de ensino visam fortalecer as lutas que normalmente são travadas com os mesmos patrões, porém de forma isolada. Com o foco na ampliação do poder de compra dos salários como o primeiro passo para a valorização dos trabalhadores na educação privada , a campanha unificada alcançará melhores resultados, com benefícios para todos.
Participe das atividades da campanha!
Assembleia Geral
18/11/2011
17h30
Hotel Serrano : Rua Stª Rita, 399