Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

28/10/2011
CONTEE critica conglomerados educacionais na CPI do ensino superior

A coordenadora-geral da CONTEE, Madalena Guasco Peixoto, foi ouvida nesta quarta-feira, 28/9, pela CPI do Ensino Superior Privado, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). A dirigente afirmou aos deputados estaduais paulistas que a presença de conglomerados econômicos, em acelerada formação, e o processo de desnacionalização das instituições privadas no Brasil desencadeiam problemas da maior gravidade para a qualidade da educação no país.

“O capital especulativo quer valorizar suas ações no mercado financeiro para dar lucro aos seus acionistas. Não estão preocupados com a melhoria dos quadros brasileiros. Pior que isso, quando desnacionalizado, o capital não se importará com o crescimento de nenhuma nação soberana”, afirmou.
Para ela, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) significou um avanço para algum controle dessas instituições, mas ainda é insuficiente, pois é preciso regular o ensino privado no Brasil. “Elaboramos uma proposta de reforma do ensino superior, que redundou no Projeto de Lei 7.200/2006, que limita a 30% a participação de capital estrangeiro nas instituições de ensino. O projeto, porém, está parado no Senado”, disse.
Respondendo a pergunta do deputado Simão Pedro (PT) sobre a situação dos trabalhadores nas instituições privadas, a coordenadora da CONTEE disse que, em várias regiões do Estado, ao professor sobra a possibilidade de trabalhar no máximo em duas instituições, referindo-se, a propósito, à recente compra da Uniban Brasil pela Anhanguera Educacional. Ela afirma que a formação de conglomerados e a desnacionalização das empresas têm consequências sobre as relações de trabalho e dificultam a organização dos trabalhadores. “Muitas vezes o professor dá aula em Mato Grosso do Sul, mas se reporta ao RH da instituição sediada em São Paulo”.

Vitor Sapienza (PPS) considerou a gravidade do diagnóstico feito e sugeriu que a CONTEE pressione o Congresso Nacional para que instale CPI para investigar os problemas.

Fonte e Foto: ALESP, com informações da redação







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1298498 Total de Visitas