O dia 30 de novembro de 2011 vai ficar marcado como o dia que o Brasil parou para defender o Sistema Único de Saúde (SUS). Entidades dos movimentos sociais marcaram uma manifestação para este dia, em Brasília, com concentração às 13h30, na Catedral.
O ato, que antecede a abertura oficial da 14ª Conferência Nacional de Saúde, tem o objetivo da atividade é reafirmar os princípios do SUS e exigir sua efetiva implementação, reivindicar a aprovação da regulamentação da EC 29, ampliando os recursos para o SUS.
Leia o Manifesto Público da jornada:
SUS - GARANTIDOR DE DIREITOS PARA TODOS
A sociedade civil brasileira, através de suas organizações, conclamam o povo brasileiro e suas lideranças para fazer do dia 30 de novembro um dia em DEFESA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Maior sistema de acesso universal do mundo, o SUS encontra-se em um momento decisivo de seu destino: Ser um garantidor de direitos para todos ou um Plano de Saúde Pobre para Pobre.
Para o Brasil e seu povo saírem vitoriosos deste momento, estão postos dois grandes desafios, primeiro a ampliação dos recursos públicos para a saúde e, segundo, a Responsabilização do Estado com a saúde dando fim as políticas de terceirização e privatização.
No momento em que a Emenda Constitucional 29 e a Conferência Nacional de Saúde estão no centro da pauta política nacional, expressar nas ruas nossas bandeiras é mais que cumprir compromissos, é uma responsabilidade histórica.
Contag - CTB - CUT - Força Sindical - CGTB - Nova Central - CNBB - Conam - UNE - UGT - CNTSS - ANPG - CFM - Abrasco