O VI Encontro Nacional dos Trabalhadores Técnicos Administrativos e Auxiliares, realizado pela CONTEE, em Salvador (BA), nos dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2012, foi muito bem sucedido. A atividade aconteceu nas dependências do Hotel Sol Barra e reuniu 76 participantes.
A mesa de abertura foi constituída por: Olmir Luiz Paludo (Diretor da CONTEE), Alberto Matias dos Santos (Presidente do SINAES BA), José Roberto Torres Machado (CUT) e Renato Jorge (CTB). Olmir Paludo, coordenador do Encontro, abriu a atividade destacando seu objetivo e a importância das discussões, e ressaltou ainda sua satisfação frente à grande adesão das entidades. Após a abertura, foi exibida apresentação com resgate histórico dos encontros anteriores.
A mesa “Conjunturas: Internacional e Nacional” contou com a participação de Clemente Ganz Lúcio (diretor técnico do Dieese), que falou sobre o bom momento que o Brasil vive em relação à crise Internacional, afirmando que temos a oportunidade para “fazer a mudança necessária na Educação”.
Ganz Lucio disse ainda a questão da renda é um dos assuntos em pauta no DIEESE, além de análise do mercado de trabalho e das negociações coletivas. Explicou que no Departamento as informações dos bancos de dados de salários, contratações coletivas e greves somam-se a estudos setoriais específicos para cada categoria, fornecendo subsídios, que têm contribuído para definir negociações.
Também representando o DIEESE, Cristiane Shell abordou o tema “Perfil de Categoria dos Trabalhadores Técnicos; Administrativos e Auxiliares do Brasil”. Ela analisou dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), entre 2007 e 2010. De acordo com Cristiane, a RAIS abrange 97% das áreas de trabalho na sua pesquisa, avaliando as necessidades de controle da atividade trabalhista no País, o provimento de dados para a elaboração de estatísticas do trabalho e a disponibilização de informações do mercado de trabalho às entidades governamentais.
A discussão a cerda da “Identidade, Espaço e o papel na CONTEE” reafirmou que os trabalhadores técnicos administrativos formam uma classe com grande valor na Educação. Assim sendo, é essencial que sejam reconhecidos como tal e tenham, por sua vez, ampliação de espaço junto a Confederação. Após o debate, os participantes foram divididos em grupos para discutirem e analisarem propostas a serem enviadas à direção da CONTEE.